Xperia X10 com Android 2.2 (Froyo)

Compartilhar/Favoritos

Comprei meu Xperia X10 assim que ele foi lançado no Brasil e achei um ótimo celular. O que no entanto sempre me incomodou foi a política de atualizações da Sony Ericsson. Meu X10 veio com o Android 1.6 quando o 2.2 já estava saindo. Eles então prometeram uma versão do 2.1, só que tivemos que esperar muitos meses. A atualização veio e realmente melhorou bastante a experiência com o aparelho, mas ainda havia algumas coisas que me incomodavam. Uma delas era o desempenho. Um celular com um hardware excelente perdia muito do seu potencial com o monte de customizações de interface que a Sony inventou a falta do JIT do Android 2.2.

Durante algum tempo fiquei acompanhando o movimento de criação de ROMs alternativas para o X10 e finalmente tomei coragem de testar uma. Instalei uma ROM baseada no Android limpo e fiquei tão impressionado que resolvi escrever sobre isso. Mais adiante vou comentar sobre os passos que tive que seguir para fazer a atualização.

A ROM que instalei foi a FreeX10 Froyo 2.2.1 ROM, que pode ser obtida no fórum XDA-Developers.

Usei a versão Beta 4 de 1/Fev/2011 (daqui a algumas horas já deve ter outra atualização). As principais características e impressões:

  • Toda a interface é muito mais rápida que a da Sony Ericsson! Esta é a principal vantagem. A experiência muda completamente. As telas respondem muito mais suavemente. Lembro que na versão de fábrica às vezes eu tinha que arrastar aquele “slide” da tela de desbloqueio 2 ou 3 vezes para o celular destravar. Isso é história agora.
  • Outras operações são mais rápidas. Honestamente, até a velocidade de conexão com a minha rede Wi-Fi melhorou.
  • Sem mais aplicativos ruins da Sony Ericsson. Para mim, nenhum prestava. O Mediascape era horrível (principalmente depois que vi o Gallery3D) e o Timescape não servia para nada.
  • Dual touch: sim, funciona! (este já funcionava na 2.1 com o mesmo hack).
  • Estabilidade: estou usando o aparelho intensivamente há 2 dias e não precisei fazer reboot. Os aplicativos rodam muito bem.
  • O ponto negativo: a gravação de vídeo ainda não funciona! Pensava que iria apenas experimentar esta versão e instalar de vez só quando a gravação estivesse funcionando, mas achei o restante tão bom que decidi conviver com fotografias apenas.

O processo todo de atualização não é lá intuitivo, mas já está suficientemente simples para a maioria das pessoas. Uma parte dos passos está descrita no post que fala sobre a ROM.

Primeiro, foi preciso instalar a última versão do firmware da Sony Ericsson. Não basta ser 2.1, mas sim a última atualização da 2.1. Baixei o firmware do fórum e instalei com o aplicativo FlashTool.

Depois, foi preciso obter acesso root a ela. Fiz isso também com o FlashTool. O processo é muito rápido (praticamente apenas clicar em um botão).

Uma das recomendações do autor da ROM é que o Dualtouch esteja previamente instalado. Para isso, foi preciso usar novamente o Flashtool e seguir as instruções do post sobre o dualtouch.

Para instalar o restante, foi necessário instalar o xRecovery. Esta ferramenta permite muitas coisas bem bacanas, principalmente instalação de ROMs e backup e restauração da sua ROM atual. A instalação do xRecovery depende da instalação prévia do Busybox (este é pego no Android Market). Ufa!

Depois que o BusyBox e o xRecovery foram instalados, faltava pouco para ter o meu Froyo. Baixei os pacotes citados no post da ROM (a ROM o os Google Apps) e instalei com o xRecovery (não sem antes fazer o backup da minha ROM). O primeiro boot depois da instalação demorou alguns minutos porque o sistema operacional precisou reconstruir alguns caches (isso foi o que li :)).

Pronto! Estava com o meu Android 2.2.1 rodando. Fiz isso há dois dias e desde então já testei muita coisa, instalei vários aplicativos e, surpreendentemente, não precisei fazer nenhum reboot! Mesmo sendo uma versão beta, a minha impressão é que ela está mais estável que a da Sony, ao menos no meu celular. Nas respostas do post no fórum, há pessoas relatando alguns problemas, mas em geral, para mim a ROM só não está perfeita pela falta da gravação de vídeo.

Não sei se recomendaria a qualquer um a atualização, mas se você fizer (e funcionar), é quase certo que ficará tão surpreso quanto eu.

Obs: pense bem antes de ir seguindo o exemplo de estranhos meio malucos, ok? Não me responsabilizo se você inventar de atualizar seu celular e algo sair terrivelmente errado!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Translate »