Curso de Wicket

Compartilhar/Favoritos

Aqui está, finalmente, o material de um curso de Wicket que ministrei no final do ano passado. Havia decidido publicá-lo há algum tempo mas acabei enrolando.

Provavelmente há muitos pontos a melhorar, mas creio que já pode ajudar muitos iniciantes a compreender um pouco sobre o framework.

O material faz parte de um curso de 20h (deveria ser mais) e mostra um pouco sobre muitos conceitos importantes do framework. Ele é composto por uma apresentação e um conjunto de mais de 30 pequenos projetos de exemplo.

Para rodar os exemplos, será preciso ter o Maven instalado. Usei a versão 2.1.0, mas provavelmente será possível executá-los em versões anteriores.

Para abrir os exemplos no Eclipse, descompacte o arquivo em um diretório qualquer, entre no shell do seu sistema operacional e vá ao diretório principal dos exemplos. Em seguida, execute:

mvn eclipse:eclipse

Para quem ainda não usou o Eclipse com projetos Maven, ainda será necessário preparar o workspace do Eclipse para isso. Execute:

mvn eclipse:configure-workspace -Declipse.workspace=<diretorio_do_workspace>

Depois basta importar os projetos normalmente no Eclipse.

Algumas informações adicionais:

Não coloquei serialVersionUID nas minhas classes. Para evitar que o Eclipse fique mostrando avisos sobre isso, vá em Window>Preferences, selecione Java>Compiler>Warnings e na seção “Potential Programming Problems”, escolha “Ignore” para o item “Serializable class without serialVersionUID”.

Às vezes o debug do Eclipse se perde se houver mais de uma classe com mesmo nome e pacote em projetos diferentes abertos. Para que isso não ocorra, mantenha apenas um projeto aberto, o que está executando.

Para executar qualquer projeto dentro do Eclipse, basta excutar a classe wicket.exemplo.Inicio como Java Application.

You may also like...

3 Responses

  1. Renato Cavalcanti Nóbrega disse:

    Gostaria de parabenizar-lo pelo material disponibilizado para estudo do Wicket.Foram os melhores exemplos que encontrei (pelo menos os mais claros). Estou estudando Wicket a pouco tempo e a forma mais fácil de aprender Models foi com seu material.Gostaria de ver no seu blog mais exemplos e matérias de Wicket quando lhe for possível.

    P.S: Alguma vez você implementou uma pesquisa com filtros no Wicket? Como arquitetou isso?

    Obrigado.

  1. 24/junho/2009
  2. 25/junho/2009

    […] Apache Wicket para o desenvolvimento de  aplicações web. Dessa vez venho fazer referência a um material do curso ministrado por Cristiano Kliemann, membro da Wicket-pt_BR, e que foi disponibilizado em seu blog. O […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Translate »